A religião em Portugal é uma grande parte do quotidiano. Não precisa de ser religioso para o reconhecer.
Olhe apenas para o outro lado do tejo e vai ver Jesus Cristo a abraçar a cidade de Lisboa ou ir à padaria e pedir um Pão de Deus. Para não falar das inúmeras igrejinhas que encontra durante os seus passeios ou dos enormes mosteiros que atraem milhares de turistas todos os anos.
Continue a ler e aprender mais sobre a ligação entre Portugal e a religião.
Qual é a principal religião de Portugal?
Em Portugal, as crenças religiosas são bastantes uniformes. A maioria da população é cristã, e mais precisamente católica. Segundo os Censos de 2011, 81% da população consideram-se católicos.
Portugal é um país religioso?
Apesar do grande número de pessoas que se descrevem como católicos, apenas 19% deles vão à missa e tomam os sacramentos regularmente. Isto mostra que em Portugal, a religião é mais uma crença pessoal do que algo que se deve praticar e aplicar na vida quotidiana.
Contudo, embora não sejam muitos os portugueses que vão à igreja todos os domingos, a maioria deles ainda quer que a religião esteja presente nos maiores eventos da sua vida. Um grande número de nativos ainda quer que os seus filhos sejam batizados, querem ter um casamento na igreja e receber os últimos Ritos.
Portugal é um país supersticioso?
Nas zonas rurais de Portugal, a religião costumava ter um lado negro, hoje quase esquecido. A igreja Católica nunca a aprovou, mas a bruxaria, a magia e a feitiçaria eram uma parte importante das tradições folclóricas. Nas zonas isoladas do norte de Portugal, bruxas, espíritos malignos e até lobisomens costumavam enviar o mesmo pelas aldeias.
Além disso, quase todas as aldeias tinham os seus próprios videntes e curandeiros que praticavam magia. À medida que as pessoas se tornaram mais instruídas e se mudaram para as cidades, os comportamentos supersticiosos começaram a desaparecer, embora não completamente. Ainda se podem encontrar leitores de palmeiras e cartomantes em diferentes bairros.
Quantos cristãos, muçulmanos, judeus (e outras religiões) existem em Portugal?
Em Portugal, as pessoas são livres de praticar a sua religião. Não importa a que fé se pertence. No entanto, o Catolicismo continua a ser a religião predominante. Cerca de 81% da população é católica, enquanto o segundo maior grupo é o dos Protestantes com 5%.
No século XIX, os britânicos trouxeram consigo a sua religião, juntamente com a Igreja Baptista, o Metodismo e o Presbiterianismo.
De acordo com o censo de 2011, o 1% restante é uma mistura das religiões judaica, muçulmana, budista, hindu e bahá’í, cujos representantes são na sua maioria imigrantes.
Cerca de 6,8% da população declara-se ateus ou irreligiosos.
Quais são os locais de culto em Portugal?
Já deve ter ouvido falar de Fátima e do mito dos três Pastorinhos. A história tornou-se mundialmente famosa e agora a cidade de Fátima atrai milhares de peregrinos todos os anos.
Em 1917, três jovens pastores relataram ter visto aparições da Virgem Maria, que ocorreram entre Maio e Outubro, no dia 13 do mês. As aparições tiveram lugar nos campos da Cova da Iria, perto de Fátima.
A Virgem Maria contou-lhes três segredos sobre o futuro do mundo e prometeu um milagre a 13 de outubro, que faria todos acreditarem neles.
Acredita-se que as profecias tenham se tornado realidade e o grande milagre é hoje em dia conhecido como o Milagre do Sol.
O milagre deveria ter acontecido a 13 de Outubro de 1917, quando o povo de Fátima, e mesmo o Papa Pio XII no Vaticano, relataram ter visto o sol a comportar-se de uma forma estranha.
Os acontecimentos foram investigados pela Igreja e em 1930 foram declarados sobrenaturais ou “dignos de crença”.
Em 2017, o Papa Francisco canonizou os dois jovens pastores, Jacinta e Francisco Marto.
Não muito depois das aparições de Virgem Maria, o local na Cova da Iria tornou-se um destino popular de peregrinos. Hoje em dia existe uma pequena e uma enorme praça à sua volta, onde os peregrinos se reúnem especialmente durante o período entre Maio e Outubro.
Fátima é um dos locais de peregrinação mais famosos do mundo.
Quais são os feriados religiosos?
Embora em Portugal a religião seja separada do Estado, alguns dos feriados religiosos ainda contam como feriados nacionais. Páscoa, Corpus Christi (Corpo de Deus), Dia da Assunção, Dia de Todos os Santos e Natal são todos celebrados a nível nacional.
Existem conflitos em Portugal devido à religião?
Em relação a prática da religião é um direito seu. As pessoas aceitam a diversidade e acolhem todos, independentemente da sua religião. A religião em Portugal é bastante pacifica e sem quaisquer conflitos atuais.
Quantos anos têm as pessoas mais religiosas?
Nenhum inquérito foca a idade da parte religiosa da população portuguesa. No entanto, se for à missa a um domingo, verá sobretudo mulheres e crianças mais velhas.
Portugal é um país conservador?
Embora a religião seja uma parte importante da cultura portuguesa, não se pode descrever Portugal como um país conservador. O aborto e o casamento gay são permitidos e os casais gays são legalmente autorizados a adotar crianças.
O Estado e a Igreja estão separados?
A Igreja e o Estado estão oficialmente separados em Portugal, mas ainda se ligam por algumas ocasiões formais. Por exemplo, quando uma nova ponte ou auto-estrada é oficialmente aberta, recebe uma bênção do clero.
A origem católica está presente em todos os cantos. Pode encontrá-la na nossa cultura e em numerosas histórias portuguesas. Será difícil para si não reparar na nossa herança religiosa.
Religião em Portugal
A religião em Portugal é um pilar fundamental da sociedade e faz parte do quotidiano dos Portugueses. Esperamos que tenha gostado destes 10 factos interessantes sobre a religião em Portugal.