Cidadania através de intervenções de carácter social e cultural
Como Aprender Português de forma pratica
Como Aprender Português de forma pratica

Como Aprender Português de forma pratica

A Língua Portuguesa é uma das línguas mais faladas no mundo, com 250 milhões de falantes em três continentes. Eu aprendi português depois de já ter aprendido espanhol. Neste post, falo sobre a minha experiência com o português.

Mas primeiro, onde é que a língua é mais falada?

É provável que algumas pessoas não saibam que os brasileiros falam português. Não existe uma língua brasileira. Os brasileiros falam português e referem-se à sua língua portuguesa. A maioria das palavras são as mesmas que o português falado em Portugal, mas existem algumas diferenças. Alguns dos padrões de frases são diferentes, e claro que a pronúncia pode variar bastante em relação ao Português Europeu. No entanto, estas versões são essencialmente 100% compreendidas mutuamente.

O português é também uma língua oficial de seis países africanos. Existem cerca de 15 milhões de falantes nativos e muitos outros falantes de português como segunda língua.

Guia Gratuito da Gramática do Português

Nunca gosto de colocar demasiado ênfase na aprendizagem da gramática, mas pode ser útil ter uma visão geral mesmo que não se consiga compreender ou recordar muito do que se vê ali. Portanto, dá uma espreitadela ao Guia de Gramática Portuguesa grátis do LingQ. É simples, fácil de ler, e tem muita informação que te pode ajudar a aprender português.

É um recurso a que podes voltar uma e outra vez pois não conseguirás absorver todas as regras gramaticais e terminações na primeira vez, nem mesmo numa segunda vez. Volta-se e volta-se atrás e cada vez se passa a entender um pouco mais.

Que Português deves aprender?

Algumas pessoas se questionam antes de começarem a estudar português. Devo aprender o Português de Portugal ou o Português do Brasil?

A minha experiência é que quando se começa a aprender português, essa diferença não tem muita importância. Sim, a pronúncia é bastante diferente. Provavelmente a pronúncia no Brasil é mais fácil de compreender porque os brasileiros pronunciam as vogais mais claramente, enquanto os portugueses por vezes mastigam certas vogais, ou não as pronunciam claramente. Portanto, existem algumas diferenças em termos de como o ‘r’ é pronunciado. De facto, irás descobrir que o ‘r’ é por vezes um ‘r’ enrolado e por vezes um ‘r’ gutural e varia dependendo do local onde se está dentro de cada país.

Aprende sempre com conteúdos interessantes

Penso que uma pessoa deveria fazer muita audição e leitura em ambas as formas da língua. Se pegarmos num livro português escrito por Paulo Coelho, o famoso autor brasileiro, não é óbvio na maioria das vezes em que forma da língua é escrito. As palavras são na maior parte das vezes as mesmas. Assim, eu aprenderia com ambas as formas da língua e a dada altura, é bom se decidir em que sotaque se quer concentrar.

O português é muito semelhante ao espanhol, pelo que qualquer uma delas é uma grande porta de entrada para o mundo das línguas românicas.

O que é que te motiva a aprender português?

A dica principal que tenho para aprender uma língua é, antes de mais, ganhar motivação. Cada pessoa tem de descobrir a língua por si própria e ficar com ela até conseguir o que quer. Trabalhar para que a língua lhe chegue, com muita audição e leitura.

Se te familiarizares com a língua portuguesa através da audição e da leitura, e adquirires muitas palavras, descobrirás que falar irá ocorrer de forma natural muito rapidamente. Com uma base forte na língua, estás agora pronto para te relacionares com os brasileiros muito sociáveis, ou com o português um pouco mais reservado mas educado e gentil. À medida que fazes amigos e descobres que compreendes cada vez mais, a tua motivação para melhorar só irá crescer. Mesmo que no início estejas apenas moderadamente motivado, o sucesso precoce em português vai-te empurrar para a fluência.