O caminho para o sucesso online: como um consultor de SEO pode ajudar a traçar e implementar a jornada do consumidor
O caminho para o sucesso online: como um consultor de SEO pode ajudar a traçar e implementar a jornada do consumidor

O caminho para o sucesso online: como um consultor de SEO pode ajudar a traçar e implementar a jornada do consumidor

No dinâmico mundo das empresas e dos negócios online, torna-se primordial compreender e influenciar a jornada do consumidor.

Com a crescente complexidade do panorama digital, um consultor de SEO assume um papel imprescindível no que toca a saber contornar os obstáculos deste cenário.

1.      Compreensão da jornada do consumidor: as bases

A «jornada do consumidor» é um termo referente a todo o processo que o cliente atravessa, desde que reconhece a existência de um determinado produto ou serviço (senão mesmo de uma marca) até à respectiva aquisição final, incluindo eventuais interacções durante o período pós-venda.

Efectuar o mapeamento desta jornada requer uma profunda e efectiva avaliação comportamental do consumidor, assim como das suas preferências e necessidades.

●       O papel do consultor de SEO

Um consultor de SEO especializa-se, precisamente, na análise de comportamentos complexos, de modo a convertê-los em perspectivas a partir das quais será possível definir um detalhado plano de acção.

Ao tirar o máximo proveito do supramencionado processo, o consultor de SEO encontra-se capacitado para:

▪          Identificar os pontos de contacto mais relevantes

Esta operação permite descortinar os momentos mais importantes da jornada em que os consumidores interagem com uma marca.

▪          Compreender o comportamento dos consumidores

A análise comportamental é um método que permite calcular aquilo que motiva e influencia as decisões tomadas pelos clientes.

▪          Delinear uma estratégia de conteúdos

O desenvolvimento de uma estratégia de conteúdos deverá enquadrar-se nas várias fases da jornada.

2.      Criação de uma experiência de utilizador personalizada

A experiência de utilizador (UX, ou User Experience, originalmente) não se trata apenas de conceber um design visualmente agradável e atractivo – trata-se igualmente de criar uma interacção intuitiva, receptiva e satisfatória.

●       Melhoria da experiência do utilizador através de um consultor de SEO

Um consultor de SEO deverá ser especializado em:

▪          Optimização de conteúdos

É fundamental criar conteúdos relevantes, atractivos e interactivos que comuniquem directamente com o utilizador, de modo que estes satisfaçam as suas necessidades.

▪          Optimização de navegação em sítios web

O consultor de SEO deverá certificar-se de que a navegação em sítios web se processa de uma forma completamente tranquila, guiando o utilizador de modo intuitivo ao longo de toda a jornada.

▪          Personalização de experiências

É necessário efectuar uma boa utilização da informação recolhida para criar experiências personalizadas que se alinhem com os comportamentos e as preferências registados.

3.      Optimização de conversão: transformar visitas em clientes

Uma das etapas cruciais da jornada do consumidor consiste na conversão de visitas em clientes; um consultor de SEO poderá melhorar este processo dos seguintes modos:

●       Realização de testes A/B

A concretização de testes A/B permite realizar experiências com recurso a uma multitude de variáveis, sendo o seu principal objectivo procurar perceber aquilo com que o público mais se identifica.

●       Análise de caminhos de conversão

Esta etapa consiste na compreensão dos modos como os consumidores navegam pelos canais de vendas, com vista à identificação de áreas a melhorar.

●       Implementação de calls-to-action (CTAs)

Os calls-to-action (apelos à acção, numa tradução livre) devem influenciar os utilizadores com o propósito de encetarem determinadas acções.

4.      Melhoria contínua: o compromisso do consultor de SEO

O mundo digital encontra-se em constante evolução, razão pela qual a jornada do consumidor deve adaptar-se às alterações que se afiguram no horizonte.

Este processo de melhoria contínua inclui:

●       Monitorar a opinião dos clientes

A recolha e análise regulares de críticas feitas pelos consumidores permitem efectuar todas as alterações necessárias.

●       Manter-se a par das tendências do sector

Permanecer actualizado relativamente às mais recentes tendências e tecnologias assegura a continuação das pertinência e relevância da estratégia adoptada.

●       Adaptar estratégias consoante necessário

A jornada do consumidor não é estanque – efectuar revisões e ajustes regularmente garante que o caminho traçado permanece enquadrado nas necessidades do cliente, assim como na dinâmica do mercado, dois aspectos que, por sua vez, se encontram igualmente em constante evolução.

5.   Conclusão: uma abordagem integrada

O sucesso online requer uma abordagem integrada que combine uma profunda compreensão da jornada do consumidor com a especialização em SEO; o consultor de SEO é o principal elo de ligação capaz de colocar em prática este empreendimento, beneficiando de um vasto conjunto de ferramentas que compreende estratégia de conteúdos, análise comportamental, experiência do utilizador e optimização de conversão.

Ao alinhar os múltiplos elementos inerentes a uma jornada online, um consultor de SEO ajuda a definir um percurso que não só atrai consumidores, como também os guia naturalmente através de processos de interacção e conversão.

Num mundo em que as expectativas dos clientes são elevadas e a capacidade de concentração é cada vez mais reduzida, esta abordagem personalizada constitui um componente essencial para o sucesso digital.

Navegar por entre as vicissitudes do mundo digital é algo de bastante complexo, mas não deixa de se tratar de um percurso repleto de oportunidades.

Ao tirarem o máximo partido da experiência de um consultor de SEO, as empresas e os negócios não só adquirem a capacidade de compreenderem o caminho sinuoso percorrido ao longo da jornada do consumidor, como também de o dominarem, estabelecendo ligações significativas, alcançando conversões e construindo relações profissionais duradouras.

No fim de contas, não se trata apenas de alcançar um determinado destino – trata-se de criar uma jornada com que todos os visitantes possam identificar-se; é esse o caminho a percorrer rumo ao verdadeiro sucesso online.