Cidadania através de intervenções de carácter social e cultural
Quais são os benefícios de ter uma boa Saúde Mental?
Quais são os benefícios de ter uma boa Saúde Mental?

Quais são os benefícios de ter uma boa Saúde Mental?

Porque é que a Saúde Mental é Importante?


A Saúde Mental, que inclui o nosso bem-estar emocional, psicológico e social, é uma parte importante de nós dado que afeta a forma como pensamos, sentimos e agimos no nosso dia a dia. O seu papel é ainda bastante importante na forma como lidamos com o stress, como nos relacionamos com os que nos rodeiam, e ainda como fazemos as nossas escolhas.

Considerando o papel que a sua Saúde Mental desempenha em todos os aspetos da nossa vida, é importante preservar e tentar melhorar o nosso bem-estar psicológico através de medidas apropriadas.

Uma vez que existem diferentes circunstâncias que podem afetar a nossa Saúde Mental, é importante destacar alguns fatores e sinais de riscos que podem afetar o nosso bem-estar mental e criar angústia, para podermos estar atentos aos mesmos.

importancia saude mental

Quais são os 4 principais fatores que podem afetar a nossa Saúde Mental?

Existem diferentes circunstâncias que podem afetar a nossa capacidade de lidar com os obstáculos do dia a dia, perturbar as atividades diárias, e a capacidade de gerir as mudanças que acontecem na nossa vida.

Os 4 fatores que aqui apresentamos podem afetar o bem-estar mental e aumentar o risco de desenvolvimento de distúrbios psicológicos. Pelo que deveremos estar atentos aos mesmos.

  • O ambiente que nos rodeia

As condições do ambiente que nos rodeia contribuem fortemente para o bem-estar mental. Desde a nossa casa, à cidade em que vivemos, a meteorologia, o clima social e o ambiente de trabalho, são vários os fatores que impactam a nossa Saúde Mental.

Quando existem circunstâncias ambientais adversas, as mesmas podem causar efeitos negativos no nosso bem-estar. Por exemplo, as condições meteorológicas podem influenciar o nosso humor e a maneira como enfrentamos o dia. Do mesmo modo, vivenciar de perto catástrofes naturais pode aumentar as hipóteses de desenvolvimento de stress pós-traumático. Em certos casos, até a poluição do ar pode produzir efeitos negativos sobre os sintomas da depressão.

Em contraste, viver num ambiente social positivo pode proporcionar proteção contra desafios mentais.

  • Genética

É conhecido que existem características que são passadas de geração para geração. Na verdade, a Genética parece influenciar de forma bastante ativa a nossa suscetibilidade para vir a sofrer de problemas do foro mental.

Constatou-se que alguns distúrbios de Saúde Mental (como autismo, transtorno de défice de atenção e hiperatividade, transtorno bipolar, depressão e esquizofrenia) podem ser transmitidos para outros membros da família, sendo por isso possível herdar doenças mentais.

  • Estilo de vida

O estilo de vida também pode impactar a nossa Saúde Mental. Fumar, ter uma dieta pobre, consumir álcool ou usar substâncias ilegais, entre outros, podem causar danos psicológicos e estão ligados à depressão.

  • Abuso infantil

Quando uma criança é submetida a agressões físicas, violência sexual, abuso emocional, ou negligência durante o seu crescimento, pode levar a sofrimento mental e emocional.

O abuso aumenta o risco de vir a desenvolver perturbações mentais como a depressão, ansiedade, transtorno de stress pós-traumático, ou distúrbios de personalidade.

As crianças que tenham sido abusadas podem ainda eventualmente lidar com questões relacionadas com o consumo de álcool e de substâncias.

importancia saude mental

Quais são os sinais de alerta que podem denunciar problemas de Saúde Mental?

Nem sempre é fácil perceber, quer pelo próprio indivíduo, quer pelos que o rodeiam, que a Saúde Mental esteja comprometida. No entanto, existem certos sinais de aviso a ter em conta, que podem significar mudanças negativas para o bem-estar. Estes incluem:

  • Uma mudança nos hábitos alimentares, seja comer em excesso ou deixar de comer
  • Sentir uma diminuição brusca nos níveis de energia
  • Isolar-se mais dos que o rodeiam
  • Sentir desespero persistente
  • Aumentar o consumo de álcool ou tabaco, ou ainda de outras substâncias
  • Experienciar confusão inexplicável, raiva, culpa ou preocupação
  • Sentir graves alterações de humor
  • Provocar brigas, sem motivo válido, com a família e amigos
  • Ouvir vozes
  • Pensar em causar danos a si próprio ou a outros
  • Ser incapaz de executar tarefas diárias com facilidade

Se experienciar alguns destes sintomas, peça ajuda a um amigo, familiar, ou recorra a ajuda especializada. Não descure os sinais!

Quais são os benefícios de ter uma boa Saúde Mental?

Independentemente da idade, nunca subestime a importância da Saúde Mental para o seu bem-estar geral. Quando o bem-estar psicológico é afetado, pode desencadear comportamentos negativos que podem não só afetar a saúde pessoal, mas também comprometer as relações com os outros.

Estes são alguns dos benefícios de ter uma boa Saúde Mental:

– Uma maior capacidade de lidar com os fatores de stress

Quando nos sentimos bem, tendemos a achar que os desafios são mais facilmente superáveis.  

– Uma maior confiança e autoestima

O bem-estar mental desempenha um papel muito importante na autoestima. A confiança pode muitas vezes ser um bom indicador de um estado mental saudável.

– Relacionamentos mais saudáveis

Quando nos sentimos bem, somos também capazes de proporcionar aos amigos e família um melhor tempo de qualidade, afeto e apoio.

– Maior produtividade

Lidar com uma depressão ou com outros distúrbios de Saúde Mental pode ter impacto nos níveis de produtividade. Se nos sentirmos fortes mentalmente, é provável que consigamos trabalhar de forma mais eficiente e proporcionar um trabalho de maior qualidade.

– Maior qualidade de vida

Quando o bem-estar mental prospera, a qualidade de vida tende a melhorar. Poderá levar a começar novos passatempos, conhecer pessoas novas ou viajar para cidades até então desconhecidas.

Como fazer então para manter uma boa Saúde Mental?

Porque a Saúde Mental é tão importante para o nosso bem-estar geral, é de extrema importância que cuidemos da mesma. Poderão, nalguns casos, ser necessárias algumas alterações no estilo de vida, que podem incluir:

  • Fazer exercício físico regular
  • Dar prioridade ao descanso e ao sono diário
  • Meditar
  • Aprender a lidar com os desafios da vida
  • Manter o contacto com pessoas queridas
  • Manter uma perspetiva positiva sobre a vida

Outra forma comprovada de melhorar e manter o bem-estar mental é através da orientação de um profissional. Ter um apoio profissional pode ensinar-lhe formas mais saudáveis de interagir com os outros e mecanismos de lidar com as dificuldades.

A terapia pode também ajudá-lo a lidar com alguns dos seus próprios comportamentos negativos e fornecer-lhe as ferramentas para fazer algumas mudanças na sua própria vida.

O seu estado de Saúde Mental pode ter um impacto profundo em todas as áreas da sua vida. Se tiver dificuldade em abordar por si próprio as preocupações de Saúde Mental, não hesite em procurar ajuda de um profissional de saúde.

O Plano +CUF oferece acesso a todo o tipo de médicos especialistas, incluindo profissionais da área de Psicologia e Psiquiatria, aos quais pode ter acesso em qualquer uma das mais de 20 unidades de saúde da rede CUF em Portugal.