Financiamento para empreendedores: 7 opções para começar um novo negócio
Financiamento para empreendedores: 7 opções para começar um novo negócio

Financiamento para empreendedores: 7 opções para começar um novo negócio

Numa ou em outra altura da vida, todos tivemos uma ideia que julgávamos vencedora que nos garantiria a independência profissional. Contudo, tal como acontece em muitos domínios do nosso quotidiano, há uma barreira que insiste em colocar-se entre a nossa vontade e a concretização do sonho: a falta de financiamento ou de um simples crédito pessoal.

Isto, porém, não tem de ser uma fatalidade, uma vez que existem em Portugal uma série de soluções de financiamento que podem ajudar-nos a levar a bom porto o nosso projeto. Vejamos, de seguida, as 7 mais importantes:

7 opções de financiamento para começar um novo negócio

De seguida, revelamos 7 linhas de financiamento que podem ser essenciais à concretização das suas ambições profissionais.

1-     Crédito Pessoal

Só no primeiro trimestre de 2023, os bancos e instituições de crédito concederam cerca de 2 mil milhões de euros em créditos pessoais aos consumidores portugueses fazendo desta solução de financiamento a mais procurada em Portugal.

Abrangente e flexível, o crédito pessoal oferece montantes que variam entre os 200 e os 75 mil euros (prazos de reembolso entre 24 e 84 meses) que podem ser utilizados na aquisição de um carro ou, neste caso, no financiamento de um negócio.

Além disso, as taxas de juro praticadas são mais competitivas do que aquelas que podemos obter através de um cartão de crédito, o reembolso tem uma data pré-fixada e a rapidez no processo de contratação ajudam os empresários nacionais a recorrer ao crédito pessoal quando se trata de financiar um projeto.

Como referimos, o processo de contratação de um crédito pessoal é rápido e tornou-se ainda mais célere com a digitalização dos serviços bancários que a maioria dos bancos e instituições de crédito em Portugal já adoptaram.

Entre elas, conta-se o UNIBANCO, marca da UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A., que, para além de oportunidades de financiamento entre 5 mil e 75 mil euros e prazos de reembolso de 24 a 84 meses, oferece-nos um simulador de crédito pessoal online onde podemos calcular o valor da prestação mensal em função do montante e prazo que mais nos convier.

Se o valor nos agradar, ao clicarmos na barra “Peça Já” imediatamente abaixo do simulador, podemos passar imediatamente ao processo de contratação onde nos será apresentado um formulário online onde teremos de inserir os nossos dados pessoais, os documentos solicitados e finalizar o pedido de crédito pessoal. Após a aprovação, em alguns dias úteis recebemos o dinheiro na nossa conta bancária.

2 – Microcrédito e fundos estatais

Programas como o Portugal 2020 ou o SOU MAIS, este último destinado a desempregados de longa duração com uma proposta de negócio viável, são alguns dos mais prolíficos exemplos de microcrédito e fundos estatais que, com financiamentos que podem chegar até aos 20 mil euros, podem ajudar na concretização do nosso projeto.

3 – Programa FAME

Destinado a apoiar o empreendedorismo feminino, o Programa FAME (criado IFDEP – Instituto para o Fomento e Desenvolvimento do Empreendedorismo em Portugal) começa por ajudar as candidatas fornecendo-lhes formação específica no domínio da criação e gestão de um negócio.

Findo este período de formação, as candidatas entram numa fase de execução de um plano de negócios e implementação do mesmo. Quem conseguir concluir todo este processo com classificação positiva e, posteriormente, conseguir ver o seu projeto aprovado pelo IFDEP, irá receber apoio financeiro para a execução do projeto.

4 – Investe Jovem do IEFP

Nesta lista, os empreendedores mais jovens não foram esquecidos. Através do programa Investe Jovem do IEFP, quem tenha mais de 18 anos e menos de 30, se encontre desempregado e esteja inscrito no IEFP pode receber um apoio financeiro para a criação do próprio emprego.

No total, o apoio financeiro oferecido alcança os 75% do investimento total elegível até um máximo de 100 IAS (Indexante dos Valores Sociais).

5 – IAPMEI

A Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) oferece a quem quer montar o seu negócio três apoios financeiros distintos: Inovação Empresarial e Empreendedorismo, Qualificação e Internacionalização das PME e Investigação e Desenvolvimento Tecnológico.

Em termos de apoios financeiros, o IAPMEI oferece um Incentivo Não Reembolsável (a fundo perdido, mediante o cumprimento de objetivos definidos em contrato) e um Incentivo Reembolsável (empréstimo sem juros, mediante condições de reembolso definidas em contrato).

6 – Fundos de Investimento

Para além dos apoios públicos, o empreendedor também pode procurar o apoio de um investidor privado ou de um fundo de investimento. Caso os investidores vejam potencial e viabilidade no seu projeto de negócio, estes poderão apoiá-lo financeiramente e, em contraponto, serem seus sócios (silent partners numa parte dos casos).

7 – Crowdfunding

Nos últimos anos, temos assistido a uma crescente aposta em crowdfunding, uma modalidade de angariação de fundos online que cativa a atenção e generosidade dos internautas para projetos de vária índole, seja ele a edição de um livro, o apoio a uma causa social ou até a abertura de um pequeno negócio alternativo.