O que é um Conflito de Interesses?
O que é um Conflito de Interesses?

O que é um Conflito de Interesses?

Definição e exemplos de um Conflito de Interesses

Um conflito de interesses ocorre quando uma parte tem interesses ou lealdades concorrentes devido aos seus deveres para com mais do que uma pessoa ou organização. Uma pessoa com um conflito de interesses não pode fazer justiça aos interesses reais ou potencialmente conflituosos de ambas as partes.

Sabe mais sobre conflitos de interesse para que possas ser proactivo e evitá-los sempre que possível.

O que é um Conflito de Interesses?

Um conflito de interesses envolve uma pessoa ou entidade que tem duas relações que competem entre si pela lealdade da pessoa. Por exemplo, um indivíduo pode ter lealdade para com um empregador e também lealdade para com um negócio familiar. Cada um destes negócios espera que os seus interesses sejam colocados em primeiro. Deste modo, surge um conflito. Conflitos de interesses podem acontecer tanto a nível pessoal como profissional.

Como funciona um Conflito de Interesses

Um conflito de interesses pode existir em muitas situações diferentes envolvendo lealdade pessoal e lealdade para com um empregador privado, empregador governamental, ou relação profissional. Os casos específicos de conflitos de interesse podem incluir um funcionário público cujos interesses pessoais entram em conflito com a sua lealdade esperada à organização, uma pessoa de autoridade numa empresa que entra em conflito com os seus interesses noutra empresa ou organização, ou um advogado que tente representar ambas as partes num divórcio.

Tipos de Conflitos de Interesses

Várias atividades comuns que podem criar um conflito de interesses incluem:

  • O nepotismo
  • Negociação própria
  • Excesso de compensação

O nepotismo é a prática de fazer favores a familiares e amigos próximos em matéria de contratação, promoção, transferência, ou rescisão. O termo vem da palavra “sobrinho”, e era uma prática comum nos tempos antigos. O nepotismo é considerado um conflito de interesses porque o parente pode não ser a melhor pessoa para o trabalho.

A negociação própria é uma ação tomada por um fiduciário empresarial em proveito pessoal dessa pessoa, e não em benefício da empresa. Exemplos incluem a utilização de fundos da empresa como empréstimo pessoal, ou a compra de ações da empresa com base em informação privilegiada – o que também constitui uma violação de informação privilegiada. Numa organização sem fins lucrativos, a fixação de compensações ou benefícios para funcionários, diretores, ou administradores pode resultar num conflito de interesses. Por exemplo, pagar a um funcionário numa posição ou autoridade substancial uma compensação excessiva serve um interesse privado.

Conflitos de Interesses no local de trabalho

Os conflitos de interesse no local de trabalho podem assumir muitas formas diferentes. Existem situações relacionadas com negócios, tais como um empregado ter um negócio secundário que compete com o empregador, e existem assuntos pessoais, tais como um gerente numa relação romântica com um empregado. Este último apresenta um conflito porque o gerente tem o poder de dar aumentos ou promoções ao empregado, e as discussões sobre a empresa entre as duas pessoas podem também violar as restrições de confidencialidade.

Para as empresas que dependem de uma cadeia de fornecimento, os conflitos de interesse são mais prováveis de acontecer. Por exemplo, um empregado que tenha uma amizade com um fornecedor pode permitir-lhes contornar o processo de licitação e ganhar contratos com pouca ou nenhuma concorrência.

Será um Conflito de Interesses um Crime?

Tal como outros tipos de atividades ilegais ou anti-éticas, as atividades de conflito de interesses acarretam o risco de consequências. Foram criadas leis federais e estatais para criminalizar conflitos de interesse no setor público e, em certas circunstâncias, o conflito de interesses pode resultar em processos judiciais.

Conclusões principais

  • Um conflito de interesses envolve uma pessoa que tem duas relações que competem uma com a outra;
  • Um conflito de interesses pode ter lugar tanto a nível pessoal como profissional;
  • Certas formas de conflitos de interesse são ilegais;
  • São estabelecidas regras governamentais para limitar os conflitos de interesse.