Cidadania através de intervenções de carácter social e cultural
Tudo sobre a Cidadania Digital
Tudo sobre a Cidadania Digital

Tudo sobre a Cidadania Digital

O que têm em comum o tempo de ecrã, a segurança na Internet, e o plágio? Todos estes tópicos se enquadram no âmbito da cidadania digital.

Vivemos num mundo que está ligado e de certa forma, definido pela tecnologia. Para terem sucesso no mundo académico, e eventualmente na sua carreira, todos os estudantes precisam de aprender a navegar no mundo digital de forma segura e responsável. Como educador, pode ajudar através do ensino da cidadania digital na sua turma.

Continue a ler para descobrir o que é a cidadania digital e como esta pode ajudar os seus alunos a utilizar a tecnologia de formas mais saudáveis. Depois, encontre cinco dicas e atividades para ensinar cidadania digital a jovens estudantes.

O que é a Cidadania Digital?

A Internet tal como a conhecemos nos dias de hoje, começou a tomar forma no início dos anos 90 e desde então o mundo digital tem-se tornado cada vez mais integrado na nossa vida quotidiana. Quer estejam a navegar na Internet num computador ou a jogar jogos no smartphone dos seus pais, muitas crianças utilizam a tecnologia regularmente. É por isso que o ensino da ética digital se torna muito importante: para garantir que os estudantes saibam utilizar a Internet de forma responsável.

Uma definição ampla de cidadania digital é a capacidade de utilizar a tecnologia e a Internet de uma forma apropriada. À medida que a tecnologia continua a avançar, o mesmo acontece com o potencial de abuso da mesma (de maneira intencional ou não). As competências de cidadania digital fornecem aos estudantes as ferramentas corretas para se envolverem com o mundo digital de forma a promover comunidades online saudáveis.

Uma vez que a cidadania digital é um tema tão abrangente, pode englobar uma variedade de conceitos e ações. Alguns exemplos de cidadania digital incluem:

  • Aprender a escrever, usar um rato, e outras competências informáticas;
  • Evitar assédio ou discurso de ódio enquanto se conversa online com outros;
  • Encorajar a si e aos outros a não descarregar ilegalmente conteúdos ou desrespeitar de qualquer outra forma a propriedade digital.

A Sociedade Internacional de Tecnologia na Educação delineia nove elementos de cidadania digital para ajudar estudantes a navegar nos recursos online:

  • Acesso digital
  • Etiqueta digital
  • Comércio digital
  • Direitos e responsabilidades digitais
  • Literacia digital
  • Direito digital
  • Comunicação digital
  • Saúde e bem-estar digital
  • Segurança digital

Porquê ensinar Cidadania Digital com Tecnologia?

Os benefícios da cidadania digital para as crianças vão muito além do indivíduo. Quando ajudamos os estudantes a desenvolver práticas saudáveis na Internet, estamos também a criar um espaço melhor para todos com quem eles interagem. Se os seus alunos utilizam tecnologia nas aulas, o currículo de cidadania digital é uma das melhores formas de ajudar todos a tirar o máximo partido do seu tempo online.

Como a tecnologia é tão predominante nas escolas, os professores têm muitas vezes de se preocupar em como evitar o cyberbullying, os telemóveis que perturbam as aulas, e o plágio. O ensino da cidadania digital pode ser uma das melhores formas de diminuir estes e outros comportamentos inadequados na escola. À medida que se tornam bons cidadãos digitais, os estudantes podem utilizar a Internet com um sentido de mais auto-consciencialização, e compreender da melhor forma como tirar o maior proveito da tecnologia.

O ensino da literacia digital e outras competências de cidadania também podem ajudar a colmatar as lacunas da equidade digital (ou a “divisão digital”) entre os estudantes. Nem todos os estudantes têm o mesmo nível de acesso à tecnologia em casa. Os estudantes de comunidades de baixos rendimentos ou marginalizadas têm frequentemente menos experiências digitais em comparação com os seus pares. Quando a literacia digital é uma parte essencial da sua educação, os recursos tecnológicos e as lições na escola podem ajudar estes estudantes a alcançar os seus colegas de turma.

Para muitas crianças, a tecnologia é uma parte da sua vida quotidiana antes mesmo de começarem a escola. É por isso que faz parte do dever de um educador ensinar a cidadania digital para que os estudantes aprendam a interagir de forma saudável com o mundo online.