Cidadania através de intervenções de carácter social e cultural
Os maiores aeroportos de Portugal
Os maiores aeroportos de Portugal

Os maiores aeroportos de Portugal

Aeroporto Humberto Delgado (LIS)

VISÃO GERAL

O principal destino dos voos para Portugal e para o maior aeroporto do país, o Aeroporto Humberto Delgado, serviu mais de 29 milhões de passageiros no ano passado. Localizado a cerca de 3,6 milhas (6 km) a norte de Lisboa, os voos para o Aeroporto da Portela de Lisboa chegam de todo o mundo, incluindo cidades como Londres, Paris, Dublin, Toronto, Amesterdão, Telavive, Maputo, Cancun, Boston, Luanda, Caracas, Miami, Moscovo, Rio de Janeiro, Istambul e Nova Iorque.

O aeroporto acrescentou um segundo terminal em 2007, embora o terminal original albergue a maioria das opções de compras e refeições, incluindo uma grande praça de alimentação construída em 2013. O terminal 1 trata de todos os voos internacionais, enquanto que o terminal 2 mais pequeno é para voos domésticos dentro de Portugal e outras transportadoras de baixo custo. A transferência entre portões pode demorar alguns minutos, e mesmo caminhar até à recolha de bagagem a partir das portas é uma viagem de 10 minutos.

O Aeroporto Humberto Delgado é limpo e moderno, embora os balcões de check-in possam ser desorganizados com longas filas de espera nas horas de ponta. As autoridades têm planos para melhorias adicionais durante os próximos anos, o que significa que a experiência dos passageiros no Aeroporto Humberto Delgado só irá melhorar.

LOCALIZAÇÃO

O aeroporto fica a cerca de 3,6 milhas (6 km) a norte de Lisboa.

Aeroporto de Faro (FAO)

VISÃO GERAL

Localizado a apenas 2,5 milhas (4 km) de Faro, o Aeroporto de Faro é uma pequena instalação na região algarvia de Portugal, popular pelas suas estâncias de férias costeiras.

O Aeroporto de Faro recebe mais de 6 milhões de passageiros por ano. Longas filas são comuns nas horas de ponta e o aeroporto é mais movimentado durante os meses de Verão entre Março e Outubro.

LOCALIZAÇÃO

O aeroporto fica a 2,5 milhas (4 km) a oeste de Faro.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro (OPO)

VISÃO GERAL

Um dos aeroportos mais movimentados de Portugal, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro serve mais de cinco milhões de passageiros por ano, dos quais quase metade provém da Alemanha e da França. No entanto, o aeroporto oferece voos para muitos destinos mundiais. Estes incluem Londres, Toronto, Milão, Montreal, Amsterdão, Casablanca, Caracas e Zurique.

Localizado a 6,8 milhas (11 km) a noroeste do Porto, o aeroporto é uma estrutura graciosa com linhas curvas que lembram Gaudi. O interior, embora espaçoso e confortável, infelizmente tem falta de luz natural. Há várias dezenas de lojas e restaurantes, bem como uma área de lazer para crianças, a Aerolândia, no terminal.

LOCALIZAÇÃO

6,8 milhas (11 km) a noroeste do Porto.

Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo Madeira (FNC)

VISÃO GERAL

Com o nome de um dos futebolistas favoritos da ilha, o Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo é uma instalação pequena mas muito movimentada. Processando um pouco menos de três milhões de passageiros por ano, é a principal porta de entrada e via de passagem para as outras estâncias insulares de Portugal.

É considerado um dos aeroportos mais diferenciados do mundo, encravado entre montanhas e equipado com uma pista de aterragem que se estende sobre o Oceano Atlântico. Com 70 metros de altura (230 pés) e apoiado por 18 colunas, é uma das aterragens mais complicadas mesmo para os pilotos mais experientes.

Localizado a oito milhas (13 km) da cidade do Funchal, foi submetido a esforços de modernização em 2016. Embora ainda mantendo o terminal único, introduziu desde então uma nova área comercial com uma boa selecção de pontos de venda de lembranças locais, incluindo o excelente vinho Madeira e bolos tradicionais.

O Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo dispõe também de alguns restaurantes e cafés. Um centro para visitantes de toda a Europa e do mundo, acolhe regularmente voos de destinos como Londres, Paris, Oslo, Moscovo, Amsterdão, Milão, Glasgow, Helsínquia e Viena. No entanto, muitas rotas são sazonais, operando apenas durante os meses de pico do Verão.

LOCALIZAÇÃO

O aeroporto está localizado a oito milhas (13 km) da cidade do Funchal.