No atual mercado competitivo com que lidamos diariamente, empresas e negócios procuram constantemente por maneiras inovadoras de atrair e reter clientes.
Uma das estratégias cuja eficácia tem vindo a comprovar-se cada vez mais nos últimos anos é o recurso a brindes corporativos. Contudo, à medida que os consumidores adquirem uma cada vez maior consciência das dimensões da sua pegada ambiental, também os brindes ecológicos têm ganho popularidade, e isto não só porque promovem uma imagem positiva das marcas que os oferecem, mas também incentivam à adoção de um estilo de vida sustentável.
Neste artigo, exploraremos a ascensão dos brindes ecológicos, assim como as razões por que vieram para ficar, sendo que o foco recairá sobretudo em polos estampados, na qualidade de prendas de empresa.
A importância dos brindes ecológicos
· Impacto ambiental
O impacto dos brindes corporativos sobre o meio ambiente não pode ser ignorado; os artigos promocionais tradicionais contribuem em muito para o desperdício e para a poluição, enquanto as alternativas ecológicas são concebidas para a redução destes efeitos negativos.
Ao investirem em brindes ecológicos, as marcas mostram que assumiram um compromisso para com a sustentabilidade e enviam uma forte mensagem aos clientes que se preocupam com o ambiente.
· Preferências do consumidor
À medida que a consciencialização ambiental entre consumidores vai aumentando, são cada vez mais os que procuram por produtos e serviços que se enquadrem nos seus valores.
Um estudo relativamente recente revelou que 87% dos consumidores têm uma impressão muito mais positiva de uma marca que se compromete em apoiar causas sociais e ambientais; como tal, ao optarem por oferecer brindes ecológicos, tanto empresas como negócios podem apelar a este crescente índice demográfico e fomentar a sua fidelização como clientes.
· Um lugar de destaque no mercado
Quando o mercado está saturado, destacar-se da concorrência é fulcral, pelo que a oferta de brindes ecológicos fornece às marcas uma oportunidade de mostrarem que são diferentes entre si em termos de valores ao assumirem um compromisso para com a sustentabilidade.
A incorporação destes artigos promocionais na estratégia de marketing das empresas leva a que estas sejam consideradas como sendo de vanguarda, simultaneamente manifestando um sentido de responsabilidade, algo que decididamente tem um impacto positivo sobre a sua reputação e, por conseguinte, os seus clientes.
Polos estampados: uma escolha sustentável e elegante
· Atração
Os polos estampados são uma escolha popular para prendas de empresa, considerando que combinam estilo, conforto e pragmatismo.
Criados a partir de materiais sustentáveis, estas peças de roupa personalizáveis podem ser usadas em variadíssimas ocasiões, desde saídas casuais a eventos corporativos.
Ao optarem por oferecer polos estampados, as marcas criam uma imagem positiva junto dos consumidores, não deixando qualquer margem para dúvidas de que o caminho a seguir é inteiramente verde.
· Versatilidade e personalização
Um dos principais benefícios dos polos estampados consiste na sua polivalência; qualquer marca está perfeitamente à vontade para personalizá-los com o seu logótipo, slogan, ou qualquer outro elemento gráfico, criando, desta forma, um presente único e memorável para clientes, parceiros de negócio ou colaboradores.
Este nível de personalização assegura a manutenção da relação existente entre recetor e marca, fortalecendo-a cada vez mais, independentemente do papel desempenhado pelos vários interlocutores.
· Materiais e produção sustentáveis
Os polos estampados são tipicamente fabricados a partir de matérias-primas como algodão biológico ou poliéster reciclado, cujo impacto ambiental é muito menor do que o dos materiais têxteis convencionais; o processo de produção é inclusivamente concebido tendo em mente uma drástica redução do desperdício e do consumo de água e energia.
Ao optarem pela oferta de polos estampados amigos do ambiente, as marcas demonstram o seu apoio para com práticas de produção sustentáveis do princípio ao fim das mesmas, contribuindo, assim, para um futuro mais respirável.
Outros brindes ecológicos a considerar
Existe toda uma gama de brindes ecológicos disponível no mercado para além de polos estampados; a bem da verdade, algumas opções incluem:
· Sacos de pano reutilizáveis
Fabricados a partir de matérias-primas sustentáveis como algodão biológico ou tereftalato de polietileno, os sacos de pano reutilizáveis constituem uma alternativa prática e sustentável face aos sacos plásticos de utilização única.
São facilmente personalizáveis com o logótipo ou uma mensagem de qualquer marca e podem ser utilizados para os mais variados fins, tornando-os na oferta ideal para clientes ou colaboradores.
· Cadernos reciclados ou de bambu
Os blocos de notas fabricados a partir de bambu ou materiais reciclados são mais uma excelente opção para brindes corporativos ecológicos; elegantes e funcionais, são a escolha ideal para oferecer em eventos corporativos. Além disso, as marcas podem aproveitar as suas capas personalizáveis para criarem um presente memorável e sustentável pelo qual clientes, colaboradores ou parceiros de negócio ficarão bastante gratos.
· Dispositivos de energia solar
Os dispositivos de energia solar como carregadores elétricos (ou powerbanks) são uma forma inovadora de comprovar o compromisso de uma marca para com a sustentabilidade.
Tratam-se de artigos práticos, amigos do ambiente, que podem ser facilmente personalizados com o logótipo de qualquer empresa, fazendo deles, assim, uma oferta única e sobretudo útil em nome de um estilo de vida pró-ambiente.
Os brindes ecológicos vieram para ficar
À medida que a procura por produtos e serviços sustentáveis vai progressivamente aumentando, os brindes ecológicos emergem agora como uma poderosa ferramenta de marketing para as marcas que procuram enquadrar-se nestes mesmos valores.
Os polos estampados constituem opções versáteis e elegantes para empresas que pretendem deixar uma boa impressão junto dos seus clientes, mas a existência de vários outros artigos ecológicos só vem ajudar na sua missão pelo destaque face à concorrência em termos de preocupação para com o ambiente, o que, de resto, só facilita a fidelização de clientes.
Em marketing e publicidade, tudo depende das preferências do consumidor e das tendências de mercado, mas é mais do que óbvio que os brindes ecológicos definitivamente vieram para ficar.