Por várias razões, muitas pessoas consideram a possibilidade de se aposentarem noutro país. Um país estrangeiro pode oferecer um custo de vida mais baixo, o que pode ser importante para adultos aposentados com poupanças de reforma limitadas. Alguns países podem ter climas particularmente apelativos, ou as pessoas podem simplesmente ter-se apaixonado por um país que uma vez visitaram e prometeram a si próprios que um dia se aposentariam nesse país.
Para quem planeia se estabelecer permanentemente num país estrangeiro, é normalmente necessário tornar-se cidadão desse país, pois simplifica processos como a abertura de contas bancárias e/ou posses de propriedades.
Mais Cidadania
Alguns países permitem a dupla cidadania, e outros não. Os fatores a considerar em termos de uma nova cidadania e de um segundo passaporte dependem se o seu novo passaporte permite viagens sem visto, impostos e outras obrigações potenciais, e liberdade financeira, tais como a capacidade de abrir uma conta bancária ou de estabelecer um negócio. Há também a questão de saber se um destino de aposentadoria é acolhedor para expatriados que desejam tornar-se cidadãos. É relativamente fácil obter a cidadania nos cinco países seguintes.
República Dominicana
Os aposentados podem obter a cidadania num período razoavelmente curto na República Dominicana. O requisito básico é que um reformado documente um rendimento de reforma estável de pelo menos 1,500 dólares por mês de uma fonte fora da República Dominicana, mais 250 dólares por cada dependente. Os não-reformados precisam apresentar um rendimento mensal mínimo de 2,000 dólares por mês mais 250 dólares por dependente. O termo dependente refere-se a um cônjuge ou filhos menores de 18 anos de idade.
Irlanda
Pode qualificar-se para se tornar um cidadão naturalizado da Irlanda, uma pessoa que viva no país durante um ano, tendo mais quatro anos de residência cumulativa durante os oito anos que antecedem o ano anterior. O governo Irlandês pode até estar disposto a renunciar a parte do requisito de tempo de residência se puder documentar suficientemente a ascendência irlandesa ou outras associações com a Irlanda. Se por acaso tiver um avô irlandês e que tal possa ser comprovado, poderá tornar-se um cidadão irlandês em virtude da sua ascendência.
Peru
Obter uma autorização de residência para o Peru não é muito difícil para indivíduos que estejam dispostos a frequentar a escola, iniciar um negócio no Peru, ou provar que ganham mais de mil dólares por mês em investimento ou rendimento de pensões. Aqueles que satisfaçam um destes critérios podem obter a cidadania Peruana em aproximadamente dois anos. Existe um teste de idioma e história em espanhol que os requerentes de passaporte devem fazer a menos que se casem com um Peruano.
É aconselhável consultar um agente que o possa orientar no processo de candidatura à residência numa embaixada Peruana. Os candidatos podem também precisar de alterar os seus nomes no que diz respeito aos apelidos tanto da mãe como do pai para a versão Espanhola.
Singapura
Singapura oferece um caminho simples para a obtenção de mais uma cidadania. Qualquer indivíduo que estabeleça um negócio em Singapura obtém emprego no país e no caso de se casar com um cidadão de Singapura, pode obter residência permanente. Após dois anos de residência, os indivíduos podem candidatar-se à naturalização. Abrir um negócio, no entanto, pode ser um empreendimento dispendioso: verifique cuidadosamente os últimos requisitos financeiros; não se trata apenas de depositar uma determinada quantia num banco de Singapura.
Canadá
O Canadá também oferece um caminho simples para a cidadania. A menos que tenha um emprego no Canadá, irá necessitar de provas de outros rendimentos para obter a residência. Para satisfazer o requisito de residência, deve estar fisicamente presente no Canadá durante pelo menos 730 dias (dois anos) em cada período de cinco anos.
Um indivíduo necessita de $12.960 (CAD), como prova de fundos para imigrar como imigrante qualificado.
Conclusão Mais Cidadania
Tente tirar férias ou obter um visto de curta duração antes de solicitar um visto de residência. É importante ter uma ideia prévia de um país e da sua comunidade expatriada antes de se comprometer com uma grande mudança.